Vecna, the Whispered One, as depicted on the cover of Open Grave (2009).

Vecna

Alguns questionam, o que teria acontecido a Vecna ?
Ele é realmente um semi-deus ou não?
Vecna é realmente poderoso para ser considerado um avatar do spellfire?
Vecna ainda está em Ravenloft?
Ainda tem sua batalha travada com Kas?

Sair da Ravenloft? Querem saber se ele consegiu tal proeza?

releitura da imagem de vecna

releitura da imagem de vecna

Ele atraiu Iuz para Ravenloft, pois Iuz acreditava que o ritual que ele iria realizar (absorver Vecna) o transformaria em um deus completo, porém o tal ritual havia sido preparado por Vecna e quem se transformaria em deus seria o ” absorvido,” ou seja, ele e não Iuz.

Iuz entrou no semiplano com seus seguidores e uma cruel batalha ocorreu no reino de Vecna, até que Iuz realizou o ritual, face a face com o deus dos segredos, e Vecna, perante as cinzas de Iuz tornou-se um deus completo.

Ele abriu as névoas e destruiu seu Cluster, que abrangia o domínio de Kas, seu inimigo que se foi também (haviam duas teorias sustentadas pelos autores, que Kas era real. E a de que o verdadeiro Kas estava morto e esse era nada mais do que uma ilusão criada pelos Dark Powers para atormentar Vecna, mas não importa, ele se foi).

Vecna usou as névoas e se transportou para Sigil para desafiar a Lady of Pain. Certamente ele falhou em dominar o multiverso, mas saiu lucrando, pois escapou de Ravenloft e progrediu de semideus para lesser god.

A mão e o olho do Vecna

A mão e o olho do Vecna

Após os eventos ocorridos Vecna libertou Iuz.

Muitos fãs de Planescape não consideram essa aventura como sendo “canon”, porém a timeline de Ravenloft 3e deixa claro que o cluster de Vecna foi destruído ao mencionar que um cluster longínquo envolto em intermináveis guerras foi destruído.

Nos produtos de D&D Vecna está de volta, agora como uma divindade menor, outro ponto que deixa claro que ele saiu de Ravenloft.

Enfim, as dúvidas em torno dele são muitas mas o fato é que Vecna saiu de Ravenloft na última aventura da 2a edição, intitulada “Die Vecna, Die!”

Então crianças Vecna não é mais um darklord, já não domina mais Cavitius, alguém se candidata?