Menzoberranzan - Forgotten Realms

Menzoberranzan - Forgotten Realms

O reino de Menzoberranzan é a segunda carta produzida no set de Forgotten Realms, nesta época a TSR contava com grandes artistas em seu rol de ilustradores, o dono da arte que vemos no card é Jeff Easley. Menzoberranzan é a “Cidade das Aranhas”, uma imensa Cidade-Estado pertencente ao mundo Underdark, terra de grandes personagens, como Drizzt, Zaknafein e a Rainha Lolth.

Menzoberranzan - Forgotten Realms

Menzoberranzan - Forgotten Realms

Em toda Faêrun a cidade drow mais conhecida é Menzoberranzan, não só por ser a cidade natal de Drizzt, mas também porque é a cidade de mais destaque nas literaturas de Forgotten Realms.

A cidade ocupa uma caverna cujo teto alcança centenas de metros de altura. Possui uma lagoa chamada Donigarten e o chão é formado por estalagmites. Os drows transformaram todas as pedras em escultura, moldaram e esculpiram castelos de pedra, cujas pontas salientes são iluminadas pelos Faeries Fires o fogo mágico que envolve sem queimar.

A cidade possui 32 000 habitantes dos quais, um terço é drow e o resto são humanóides, escravos. Entre os humanóides há goblins, orcs, bugbears, trolls e outros. Oficialmente nenhum cidadão drow de Menzoberranzan pode ser escravo de outro, mas muitos são tratados dessa forma, drows de outras cidades podem ser aprisionados e feitos escravos. Entre a população da cidade há também visitantes temporários como dragões, illithids, nagas e seres de planos inferiores.
Menzoberrazan foi fundada por uma sacerdotisa de Lolth chamada Menzoberra the Kinless ou Menzoberra sem Família.

História

Menzoberranzan - Forgotten Realms

Menzoberranzan - Forgotten Realms

A sacerdotisa Menzoberra fundou a cidade pelos desígnios da poderosa deusa das aranhas, Lolth e levou para viver lá, sete famílias drow. Essas famílias queriam fugir da cidade onde viviam Golothaer, onde havia muita violência.

Após uma jornada difícil, enfrentando as criaturas do Underdark, aqueles que sobreviveram, decidiram viver numa enorme caverna natural e deram à cidade que iam construir ali, o nome de sua líder.

Naquele lugar não havia inimigos naturais para os drow, portanto para suprema felicidade de sua deusa maligna, deusa do caos, era o lugar perfeito para que uns lutassem contra os outros. Essa é a história de Menzoberranzan até hoje, uma luta contínua para ser a Casa Drow mais importante.

Assim, a cada Casa destruída surge outra, mais forte.

Política

Como em nossa sociedade pós moderna, lá quem governa são as mulheres é um conselho composto pelas Matron Mothers ou as Matronas. São as oito mulheres mais velhas e mais importantes das Casas nobres também mais importantes.

Na realidade, depois da Guerra com Mithral Hall e da morte da Matron Yvonnel Baenre, apesar dos esforços de Triel Baenre, mercenários como Jarlaxle líder do bando Bregan D´Aerthe e magos como Gromph Baenre que é o Arquimago de Menzoberranzan, têm acumulado bastante poder.

Economia

Há uma enorme variedade de artigos provenientes de Menzoberranzan como:

Pinturas corporais, correntes, cogumelos de excelente qualidade, tinta negra permanente (feita com escamas de dragões das profundezas dissolvidas em ácido, muito apreciada pelos magos), armas de alta qualidade, lesmas gigantes, animais de tração, ervas medicinais, instrumentos musicais como flautas e tambores, objetos entalhados em obsidiana (inclusive adagas negras muito usadas para sacrifícios). Além disso tudo ainda temos perfumes, venenos, poções, lagartos criados e treinados para montaria. Óleos perfumados, escravos, feitiços, esculturas em pedra, serviços cirúrgicos, têxteis, vinho Ulaver (temperado e borbulhante, verde luminoso feito pela família Ulaver).

Até mesmo água é mercadoria importante especialmente para os viajantes esgotados.

Exército

A Cidade das Aranhas não possui um exército formal embora, mais da metade da população seja de soldados das Casas Nobres.
Algumas Casas também possuem tropas de escravos. Todas as Casas contribuem com seus soldados para a defesa e patrulhamento da cidade.

Os estudantes de Tier Breche também fazem patrulha, quando ordenado por seus mestres da Academia. Além disso, os drow magos são parte essencial na defesa da cidade. Sejam os magos treinados em Sorcere ou as sacerdotisas treinadas em Arach-Tinilith, todos participam de ações militares.

A única exceção são os ataques à superfície, aos magos não é permitido subir, com medo que sua magia se desvaneça.

A carta no jogo

Menzoberranzan - Carta de Spellfire

Menzoberranzan - Carta de Spellfire

Menzoberraanzan entra nos set’s da “no edition” e da 1° a 4° edição, porém com números diferentes, na 1° e na 3° sendo o segundo reino da composição, e nos demais entra como sendo o primeiro reino.

Porém seu poder permanece em todas as edições inalterado, sendo “que pode entrar em jogo em qualquer momento, e é completamente imune a voadores”.

Nada mais lógico por ser um reino Underdark, e esta questão de entrar me jogo em qualquer momento, também acaba se encaixando já que uma cidade subterrânea não é de conhecimento de todos, e nem as atividades dela, sendo que ataques surpresa vindo dela são bem possíveis.

Um reino para ter em quase todos os decks, independente da estratégia, já que pode ser jogado a qualquer momento, tendo assim mil e uma utilidades, como evitar descarte de campeões sem reino, garantir uma vitória em jogo, etc…

Uma boa combinação de cartas para Menzobenrrazan é anexar a fortaleza Border Forts, ele faz com que somente voadores possam atacar o reino, e o reino é imune a voadores, sendo assim, cria-se uma defesa impenetrável por meios convencionais, os ataques entrarão somente via eventos, magias ou outros poderes que mirem o reino de longe, sem ataques físicos.

Fica ai mais uma dica, e bom jogo a todos!