Muitos jogam, se divertem, mas no fundo ainda não sabem o significado de todos os “elementos” que compõem o rpg, e o cardgame.
Um artefato não pode ser criado, desencantado nem destruído por nenhum dos meios disponíveis para os demais itens mágicos.
Do mesmo modo, o personagem pode procurar por um método específico de destruir um artefato conhecido, caso esta destruição esteja de acordo com os objetivos de sua campanha. A destruição de um artefato deve exigir um esforço extraordinário — os artefatos normalmente são imunes a todas as formas de dano ou mutações indesejadas de sua forma — e cada artefato apresenta uma forma única de ser destruído. Por exemplo, você pode decidir que um personagem seria capaz de destruir o Olho de Vecna atirando-se (com o olho implantado no próprio crânio) dentro da Fenda de Pyradon, uma fenda flamejante nas profundezas do Caos Elemental.
A Mão de Vecna, no entanto, poderia resistir a esse destino, exigindo que seu portador amputasse-a de seu próprio braço usando a espada de um deus morto cuja coroa de crânios adorna o topo da Varinha de Orcus.
Limite de Uso dos Artefatos
Um artefato não conta como um item mágico quando ativa seu poder diário. Em outras palavras, a utilização do poder diário de um artefato não custa ao personagem sua utilização do poder diário de um item mágico, colocando-se fora deste limite.
Comportamento dos Artefatos
Os artefatos são conscientes — mesmo os pouco comunicativos — e possuem suas próprias motivações. Sob muitos aspectos, eles funcionam como PdMs. Um artefato coopera com o seu portador enquanto isso estiver de acordo com os seus objetivos e com a sua natureza.
Por esse motivo em alguns casos no spellfire eles podem ser usados até mesmo como campeões em combate.
A descrição de cada artefato contém uma listagem de objetivos e notas de interpretação para sua personalidade. Alguns deles são malevolentes e procuram corromper seus portadores, ao passo que outros podem influenciá-los a executarem grandes atos de heroísmo.
Sobretudo, o poder de um artefato muda de acordo com a sua atitude ou ligação com seu portador atual. Quando este executa ações de acordo com seus objetivos, um artefato se torna mais poderoso, mas caso o portador aja contra os desígnios do artefato, seu poder diminui. A mentalidade do artefato é medida por meio do valor de concordância.
Concordância
O valor de concordância de um artefato indica sua atitude em relação ao seu portador. A escala vai de 0 (enfurecido) a 20 (contente). Quando um personagem toma posse de um artefato, ele começa com um valor de concordância igual a 5 (a raça, classe ou outras características do portador podem ajustar esse valor inicial).
Diversas ações e eventos aumentam ou diminuem esse valor enquanto o personagem tiver o artefato. Quando o artefato estiver contente com as ações do seu portador, sua concordância sobe. Quando o portador agir de forma contrária aos desejos do artefato, sua concordância diminui.
O portador conhece os fatores que mudam essa concordância — é de total interesse do artefato expressar seus desejos e expectativas. Mas mantenha o valor de concordância em segredo, dizendo ao jogador apenas se os poderes ou propriedades do artefato mudaram. O valor exato para a mudança de atitude deve ser apenas de conhecimento do Mestre.
Seguindo Seu Rumo
Seja qual for sua natureza, todos os artefatos partilham um traço comportamental em comum: em algum momento eles seguem seu próprio rumo. Quando um personagem adquire o Machado dos Lordes Anões, ele saberá instintivamente que, assim como aconteceu com todos os heróis e vilões que brandiram essa arma antes dele, sua posse deste artefato será temporária.
Todo artefato tem objetivos únicos. Quando um portador tiver avançado o objetivo do artefato ou provado ser um caso perdido, o artefato seguirá seu rumo. Durante alguns níveis, torne as intenções do artefato parte do enredo da sua história e de uma possível missão para os PdJs. Crie prováveis pontos de saída para esse artefato antes de permitir que um personagem tome posse dele.
Enfim, podem fazer toda a diferença em uma campanha ou em um jogo, existem centenas deles espalhados por ai, cabe a você encontrá-los recuperá-los e colocá-los “in play” da melhor forma possível. Fiquem atentos pois podem ser decisivos para uma vitória.
Abraços
PS: para os “chatinhos de plantão” a fonte desse texto foi o suplemento da wizard.
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