Olá, estou iniciando meu novo blog. Este aqui é pra falar de uma das minhas paixões, que é o RPG, seja ele de mesa, de cartas, online.. sendo rpg está valendo.

Não vou ficar fazendo aqueles posts de apresentação, apenas digo que o blog ainda está iniciando, então com o tempo vou colocando mais ferramentas, mudando lay-out, podemos dizer – “um turno por vez”.

E como o meu primeiro post, vou colocar aqui uma notícia do mes passado, mas ainda válida, até porque tenho certeza de que muitos não sabiam disso:

tn_279_651_dungeons__dragonsMorre cocriador do RPG “Dungeons and Dragons”

Dave Arneson morreu aos 61 anos após batalha contra o câncer. Jogo foi o primeiro RPG da história e influenciou até videogames.

Dave Arneson, cocriador do primeiro RPG (“Role playing game” – “Jogo de interpretação de personagens”) da história, o “Dungeons & dragons”, morreu na noite desta terça-feira (7) ao lado da família, após uma longa batalha contra o câncer, segundo o site da revista “Wired”.

Arneson criou o jogo juntamente com Gary Gygax, que morreu em março de 2008. Gygax havia inventado um sistema de simulação de estratégia chamado “Chainmail” (“cota-de-malha” em inglês), e Arneson resolveu mudar as regras, trocando o combate entre grandes exércitos medievais por pequenos grupos onde cada jogador controlaria um único personagem.

Essa abordagem individual transformou o jogo de estratégia em RPG ao fazer os jogadores se preocuparem em interpretar personagens específicos ao invés de agirem como generais no comando de divisões inteiras.

“D&D”, como é chamado pelos fãs, fez história, rodou o mundo e influenciou uma série de jogos e videogames – alguns especialistas vêem influência dos RPGs em plataformas como o “Second life”, além de jogos on-line para múltiplos jogadores como “World of warcraft” e “Ragnarok”.