Boccob

Boccob

Alguns personagens do RPG merecem mais respeitos e outros nem tanto, alguns são mais conhecidos do que biscate de cidade pequena, outros por outro lado mais parecem meros coadjuvantes.

No Spellfire a dinâmica é a mesma, a história de hoje apesar de ser uma divindade do D&D e um avatar no spellfire, quase não o vemos entrar em cena. Preconceito? Falha de estratégia? quem sabe, eu pelo menos começo a ver a partir de hoje esse personagem com outros olhos.

Boccob no Spellfire

Boccob no Spellfire

The Uncaring. Avatar of Boccob ou simplesmente Boccob O Indiferente ou O Distraído, no Spellfire ele é um avatar sem muitos atrativos, ele tem a habilidade de conjurar feitiços de mago (e os lançar) e em todo início de turno do jogador em posse dele pode descartar um reino Greyhawk destruído.

Bom não é? não tinha parado para ler a carta por completo, e não usava nos meus decks, mas como disse “não usava” hehehe, a partir de hoje vou ter que incorporá-lo, e fazer a festas nos decks de Greyhawk.

Mas como qualquer divindade, em qualquer partida de RPG ou cardgame, para ele entrar em jogo é preciso colocar o princípio da alquimia em jogo: “troca de mesmo volume e massa” ou seja, um mago e um reino  de Greyhawk precisam ser sacrificados para invocá-lo. Por isso no RPG vemos tão pouco a aparição de divindades, porque quase sempre cada aparição é uma destruição a mais no cenário.

Para a sorte do spellfire uma vez em jogo, sempre em jogo até ser derrotado ou descartado e não uma aparição de apenas alguns turnos como nas campanhas de RPG.

Embora o preço de invocação seja grande e impiedoso, Boccob é uma divindade de caráter neutro, pertence a categoria “deus maior” e seus campos de domínios são os campos de magia, conhecimento, mente, oráculo e enganção.

Geralmente é retratado como um homem de meia idade com cabelos brancos que usa vestes roxa. Ele é conhecido por levar o primeiro Estatuto dos Magos com ele em todos os momentos. Além disso, ele conhece cada feitiço criado e pode viajar a qualquer momento e dimensão. Ele é o dono da única biblioteca mágica que contém uma cópia de cada poção, magia e itens mágicos existentes.
De acordo com o Livro do Jogador, Boccob raramente tem qualquer desejo de interferir com eventos sobre a matéria-prima. Ele é o menos interessado das divindades principais.

boccob

boccob

Ele se juntou com alguns outros deuses para pôr abaixo o DarkLord Dread Tharizdun, da Idade das Trevas. Alguns dos deuses, principalmente Titania, Corellon Larethian, Ilsensine, Lendor e Wee Jas, solicitou a assistência do Boccob, buscando os dons de magia, e Boccob as ajudou sem questionar, independentemente se os deuses em questão são do bem ou mal, essas coisas não importam para Boccob.

Boccob sempre foi frio, indiferente e distante, procurando manter a integridade da magia de Oerth’s. Como tal, ele não tem aliados ou inimigos de fato.

Boccob não vê o Dread Tharizdun como um inimigo, porém, para o Senhor das Trevas, Boccob representa uma ameaça para toda a existência, e  inclusive para a própria essência da magia em si.

É uma divindade distante, que não executa ações no mundo dos mostais (pelo menos não no RPG, já no spellfire… hehe). Sendo o deus da magia e do conhecimento, ele é adorado por magos, feiticeiros e sábios.

simbolo de boccob

simbolo de boccob

Seu símbolo é um olho em um pentagrama, geralmente este é usado como um amuleto.

Treinamento dos Clérigos: Os cléricos de Boccob estão sempre alertas aos sinais de aptidão mágica entre os jovens, e oferecem treinamento para qualquer um que considerem digno desse privilégio, seja nobre ou plebeu. Os clérigos de Boccob quase sempre aprendem suas orações e sacramentos numa sala de aula de um grande templo-escola.

Missões: Qualquer missão relacionada a magias poderosas envolve os seguidores de Boccob. Criar ou destruir artefatos, descobrir novos tipos de magia e viajar para os Planos Exteriores são missões comuns.

Templos: Boccob prefere que seus templos sejam torres altas e redondas. Quase todos abrigam escolas para o estudo da magia arcana e divina, e os visitantes podem encontrar diversos magos e clérigos em seu interior. A maioria dos templos de Boccob fornece serviços de identificação de itens mágicos e previsões para o público em geral.